Estilos

 Hatha Yoga Tradicional 

Denomina-se “Hatha” yoga todo sistema de yoga que utiliza o corpo no processo do preparo da mente/corpo para a meditação objetivando o entendimento integral do Ser, ou seja Samadhy (iluminação); são utilizadas as posturas psico-físicas (ásanas), controle da respiração (pranayama), mantras, concentração e meditação.

 

O Hatha Yoga em seu percurso serve também para nos dar saúde, longevidade, funcionalidade e capacidade de compreender melhor a mente e como seus estados refletem em nossas vidas.

 

O Hatha yoga tradicional é baseado no sistema de oito partes de Patanjali (sábio hindu sistematizador do yoga clássico; autor dos Yoga Sutras)

 

Outras modalidades de Hatha Yoga

 Hatha Vinyasa 

Hatha Vinyasa ou Vinyasa Flow é uma aula onde os praticantes coordenam os movimentos com a respiração, fluindo de uma postura para a outra. Essa fluidez se assemelha com uma gostosa coreografia, permitindo ao aluno desfrutar o seu estado de presença, com a mente tranquila, enquanto respira com consciência.

 

 Hatha Iyengar 

Iyengar Yoga é o sistema de Yoga introduzido por B. K. S Iyengar, quem por sua vez foi introduzido no  yoga por Sri T. Krishnamacharya.

A estrutura da aula é de sequência lenta, espaçada e de permanência prolongada, não inclui movimentos dinâmicos ou fluidos. Foca-se extremamente no alinhamento detalhado da postura e na permanência prolongada da mesma, para a obtenção dos máximos benefícios.

O propósito do método é melhorar a saúde do praticante. É uma prática estrita, onde os instrutores ajustam constantemente e se auxiliam de diversos acessórios para levar ao perfeito alinhamento das posturas as pessoas de todas as idades e de diferentes condições físicas. Todas as aulas são diferentes e adequadas ao nível da turma ou do praticante.

 

 Hatha Ashtanga 

Nessa modalidade, as poses (ou asanas) são realizadas com um período mais curto e sempre há uma fluidez de uma posição para outra em um ritmo constante.

O método do Ashtanga Yoga une exercícios de respiração com asanas, o que faz com que as séries se tornem mais vigorosas.

Por ser uma modalidade de yoga mais “ativa”, muitas pessoas acreditam que a sua prática é restrita e pouco adaptada para as pessoas que estão começando ou que possuem interesse em começar a praticar.

Porém vale informar que o yoga é acessível para qualquer tipo de pessoa. Não importa se você não tem flexibilidade ou se está acima do peso: o objetivo é realizar os asanas dentro do seu limite. Assim, os avanços são alcansados com a prática!

 Yoga Restaurativa 

A restaurativa pode ser conceituada como uma prática de posturas passivas do yoga, envolvendo o aluno em acessórios - os “props”- para que ele consiga alcançar o relaxamento profundo com proteção e conforto. O método pretende auxiliá-lo no caminho do autoconhecimento, encontro com a paz e a tranquilidade de forma simples e sem pressa. Aqui experimentamos a compaixão, aceitação, inclusão, contentamento e plenitude, é um detox da alma.

”A Yoga Restaurativa com suas posturas confortavelmente apoiadas, relaxa as tensões, acalma os sentidos, recarrega as energias, revitaliza os sistemas orgânicos...” Dra. Stela Simone

As aulas de yoga restaurativa tem limite de 10 vagas por aula por conta dos acessórios e tempo de preparo das posturas.

 

 Yoga Props 

Na criativa união do Hatha yoga tradicional e o uso de acessórios nas posturas nasceu o “Yoga Props”. Uma aula mesclada com trabalhos do yoga tradicional, asanas, respiração, mantras e posturas alinhadas com acessórios - os props - bolsters, blocos, faixas, mantas e kuruntas, para força, flexibilidade e relaxamento, respeitando a anatomia do corpo físico, auxilia na consciência corporal...

 

 Yoga para Gestantes 

Paz, equilíbrio e saúde na gestação para a mãe e o bebê!

O Termo utilizado “Yogaterapia” significa a aplicação terapêutica das práticas de Yoga. A Yogaterapia para gestantes utiliza os benefícios da prática do Yoga voltadas para as necessidades especiais do momento das gestantes. São aulas ministradas com segurança e de forma especializada, podendo assim beneficiar ainda mais a mãe e o bebê. Visa trazer uma melhor contribuição do Yoga para esse momento tão especial que é a maternidade.

Gestantes que já praticavam Yoga ou que desejam começar a praticar nesse momento gestacional se beneficiarão com a Yogaterapia para gestantes.

Os ásanas (posturas psico-físicas) e pranayamas (exercícios respiratórios) são escolhidos para auxiliar a gestante, considerando as mudanças fisiológicas, mentais e emocionais que está vivenciando.

Alguns exemplos: é dada atenção ao aumento do volume de sangue e trabalho cardíaco no período gestacional / enfatizam-se as técnicas para o auxílio na fragilidade da circulação dos membros inferiores, bem como para evitar ou tratar dores posturais / orientação e treino da respiração, que deve ser fluída e abundante durante toda a gestação e parto (treino respiratório e meditativo - foco no presente e pensamentos para eliminar ansiedade e medo, etc).

Os trabalhos com os ásanas, pranayamas, relaxamento e meditação nas gestantes também são voltados para a preparação do corpo e da mente para o parto normal, rápido e sem dor.

Enfim, uma contribuição prática, mostrando que por meio do auto-conhecimento e da prática do Yoga na Gestação toda mulher nesta fase pode sentir-se serena, segura, livre de dores; e também preparar o seu corpo e mente para ter seu filho de forma natural e sem medos, se assim desejar.

 

SIMIS YOGA STUDIO

Rua Aureliano Guimarães, 150 - 3ºandar, sala 303 
Terraço Empresarial Jd. Sul  
Vila Andrade / Morumbi 

Email: contato@simisyoga.com.br

Contato: (11) 99582-4588 WhatsApp

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