Sobre o Yoga

O Yoga, termo sanscrito associado ao conceito de “união”, é um movimento cultural que se desenvolveu ao longo de milênios na região que hoje é a India e adquiriu projeção mundial, com milhões de praticantes de várias modalidades em todo o globo. De forma simplificada, é uma filosofia que visa à identificação do ser humano com sua propria natureza e sua integração com o universo.

Essa “união” se reflete em dois aspectos:

União consigo mesmo

O Yoga é uma filosofia de autoconhecimento na qual, por meio da prática de técnicas e procedimentos milenares, a pessoa alcança sua consciência mais íntima, sua essência, seu self. No processo encontra um profundo equilíbrio interno, balanceando os aspectos físicos, emocionais, energéticos, densos e sutis de sua completa natureza.

Isso pode ser resumido nas palavras do grande mestre hindu Swami Sivananda (1887 – 1963), que explica que “yoga é a integração e harmonia entre pensamentos, palavras e ações, ou integração entre cabeça, coração e mãos”.

União com o absoluto

Ao exercitar o autoconhecimento em sua plenitude e alcançar sua identificação pura o ser humano também adquire consciencia de sua união com o universo, com o absoluto, com a consciência cósmica (em sânscrito atman).

Apesar de ser uma prática de proposta introspectiva, intimamente ligada à autodescoberta e ao autoconhecimento, não prega o isolamento ou o separatismo, pelo contrário, dentro do ideal de realização do Yoga está a interação com os demais seres vivos, principalmente a união entre as pessoas e a união com o próprio universo.

Esse estado de realização total é considerado a meta do Yoga (moksha), o que é alcançado após o estado de expansão completa da consciência “iluminação” (samadhy).Importante lembrar que o Yoga vai muito além de uma metodologia prática qualquer, consistindo em uma disciplina filosófica e ética completa, sem a qual a prática carece de direcionamento.

Seus componentes éticos, humanitários, culturais, sua tradição filosófica, sua disciplina diária fora da sala de prática, sua proposta de adquirir consciência da união com o absoluto representam o cerne de sua essência, por meio do qual pode ser corretamente definido, compreendido e aplicado. Todas as técnicas desenvolvidas, assim como os exercícios alcançados, decorrem e estão apoiadas nesses pilares éticos e humanitários fundamentais, sem os quais ele se torna apenas um exercício físico, na melhor das hipóteses.

Um aspecto notável do Yoga é seu caráter vivencial e pessoal.

Na tradição ele não aparece como algo a ser definido ou explicado em palavras ou estudado, mas como algo a ser aplicado, vivenciado e descoberto pelo próprio indivíduo. Para permitir que esses estados de consciência e plenitude sejam alcançados, é preciso praticar as técnicas associadas ao Yoga promovendo uma grande revitalização, o desenevolvimento da intuição, força e dinamismo. Por esse motivo, é cada vez mais procurado por milhares de pessoas que, apesar de não conhecerem sua proposta filosófica mais abrangente, buscam melhor qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

"Ainda que as técnicas mais características do Yoga sejam as mais sutis, como concentração e meditação – na realidade cotidiana da maior parte dos praticantes, especialmente no Ocidente – são os exercícios, os ásnas (posturas), as técnicas respiratórias e seu impacto positivo na saúde, a vitalidade e a estabilidade emocional, que atraem a atenção e são utilizados como sinônimos do Yoga. Portanto, trata-se de uma prática universalmente aplicável, que revela o verdadeiro indivíduo existente dentro de cada um de nós. Semelhanças com princípios de sua prática e filosofia são encontradas em manifestações culturais em todo o globo ao longo dos últimos milênios, desde a inscrição do templo de Apolo “Gnothi seauton” (Conhece-te a ti mesmo), muito difundida pelo filósofo Grego Sócrates, até o mestre realizado de Yoga Ramana Maharishi (1879-1950), que induzia seus discípulos a questionar 'quem sou eu'."

Trechos tirados do livro: “O livro de ouro do Yoga”

SIMIS YOGA STUDIO

Rua Aureliano Guimarães, 150 - 3ºandar, sala 303 
Terraço Empresarial Jd. Sul  
Vila Andrade / Morumbi 

Email: contato@simisyoga.com.br

Contato: (11) 99582-4588 WhatsApp

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

ASSINE NOSSA NEWSLETTER