top of page

Yoga - o começo de um caminho para toda a vida - Bhagavad Gita cap. VI

Atualizado: 30 de abr. de 2020

Que você com sua mente erga sua própria mente! “Porque você é seu único amigo e seu único inimigo também!” “Fique sabendo que aquilo que se chama renúncia é o mesmo que yoga, ou a união com o Supremo, pois nunca pode tornar-se um yogi quem não renuncia ao gozo dos sentidos...” “Quem conquistou a mente já alcançou a superalma, pois vive com tranquilidade. Para ele, felicidade e tristeza, calor e frio, honra e desonra são a mesma coisa...”

Bhagavad Gita cap.VI


Temos uma ferramenta poderosa em mãos e não sabemos usar... a nossa própria mente! E assim caminhamos por muito tempo na vida! Apenas pensando em encher cada vez mais o intelecto de conhecimentos. Muitos seguirão dessa maneira até o fim, indiferentes ao próprio sofrimento que não cessa por mais conhecimento intelectual, bens, posses, prazeres, desejos.. que se possa ter.


Não nos foi ensinado que temos uma mente que precisa ser observada, compreendida, disciplinada e transcendida!


Não nos foi ensinado que o treino e o despertar de nossa mente a coloca no estado de observador da própria mente.


Não nos foi ensinado QUEM somos de verdade! Quem é essa “Presença” que fala através de meus lábios? Vê através de meus olhos? Escuta por meus ouvidos? Mente que conhece o que sabe e conhece o que não sabe (eu sei falar português e eu sei que não sei falar japonês, por exemplo...).


Bem, o yoga ensinou! Desde que a humanidade se tornou consciente de si (ego separado do Todo) o yoga caminha lado a lado do homem para ser utilizado por ele! É o mapa para voltarmos para Casa! Voltarmos para nossa Paz, Alegria e Fonte de Amor Eterno.


Sim! É possível andar por essa vida nesse estado sublime de tranquilidade! Mas ainda muitos de nós não sabemos o que é o yoga na prática! Como a prática física do yoga, tão disseminada no ocidente atualmente, se alinha e complementa com a prática da mente? Aprendemos a copiar gestos, posturas físicas, mas não cumprimos nossas lições de casa mais profundas! Que é aplicar o viver do yoga no dia a dia, no convívio com a família, amigos, inimigos, colegas de trabalho, natureza, seres vivos... e o mais importante, conviver bem com nós mesmos!


O yoga físico nos ensina através do corpo a abrirmos o coração para o fluxo do Yoga entrar em nossas vidas! A filosofia do yoga (yoga mente) nos conduz pela mão para nos guiar por esse incrível caminho! As duas práticas, física e mente, devem andar juntas para o Yoga acontecer.


Com a conexão constante a esse Fluxo, saúde física vem, gentileza vem, força vem, transformações vêm, desapegos vêm, despertares vêm, alegria vem, criatividade vem, a paz vem... se algum desses itens não estiver acontecendo e ampliando em sua vida ao iniciar seu caminho no yoga pare que não é yoga! É “bhoga”!!


Lembrem-se dessas palavras toda vez que estiverem dentro e fora de seus tapetes de yoga!


E assim com certeza estarão no Yoga - o começo de um caminho para toda a vida.


Hare Om Tat Sat

Mag Simis





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page